• Início na ADFP:
    1993
  • Nº atual de Atletas:
    15
  • Local de Treinamento:
    Igreja Batista do Bacacheri – R. Amazonas de Souza Azevedo, 134 – Bacacheri, Curitiba/PR
  • Horários
    Terças, quartas e quintas 13hs – 18hs

História

O tênis de mesa é um dos mais tradicionais esportes paralímpicos, disputado desde os Jogos de Roma tanto no masculino quanto no feminino. Todas as edições dos Jogos Paralímpicos tiveram disputas da modalidade. Com o passar dos anos, ocorreram algumas mudanças. Desde os Jogos de Roma (1960) até o Tel Aviv, em 1968, eram disputadas partidas no individual e em duplas. Em Heidelberg (1972) começaram as disputas por equipes. Toronto (1976) e Arnhem (1980), só tiveram disputas de jogos simples e por equipe. O open entrou no calendário paralímpico oficial nos Jogos de 1984 e em Seul (1988). Em Barcelona (1992), as disputas passaram a ser apenas no individual e por equipe. Já em Atenas, também teve disputa de duplas.

Classificação

Os atletas são divididos em onze classes distintas. Mais uma vez, segue a lógica de que quanto maior o número da classe, menor é o comprometimento físico-motor do atleta. A classificação é realizada a partir da mensuração do alcance de movimentos de cada atleta, sua força muscular, restrições locomotoras, equilíbrio na cadeira de rodas e a habilidade de segurar a raquete.

TT1, TT2, TT3, TT4 e TT5 – atletas cadeirantes
TT6, TT7, TT8, TT9, TT10 – atletas andantes
TT11 – atletas andantes com deficiência intelectual

Disputas

No tênis de mesa participam atletas do sexo masculino e feminino com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes. As competições são divididas entre atletas andantes e cadeirantes. Os jogos podem ser individuais, em duplas ou por equipes. As partidas consistem em uma melhor de cinco sets, sendo que cada um deles é disputado até que um dos jogadores atinja 11 pontos. Em caso de empate em 10 a 10, vence quem primeiro abrir dois pontos de vantagem. A raquete pode ser amarrada na mão do atleta para facilitar o jogo. A instituição responsável pela modalidade é a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Em relação ao tênis de mesa convencional existem apenas algumas diferenças nas regras, como na hora do saque para a categoria cadeirante. No Brasil, a modalidade é organizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Em 2008, na Paralímpiada de Pequim, os atletas Luiz Algacir (CEDE PR) e Welder Knaf (ADFG PR) conquistaram a primeira medalha Brasileira no Tênis de Mesa. Medalha de prata na dupla masculina, classe 3.

Em 2012, nas Paralímpiadas de Londres, os paratletas Claudiomiro Segatto, Eziquiel Babes, Welder Knaf e Maria Luiza Passos, todos da ADFP, estiveram presentes.

Em 2016, Eziquiel Babes e Claudiomiro Segatto estiveram presentes nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.


Incentivo

Parceria

Realização


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support