Início na ADFP:
2004

Nº Atual de atletas:
16

Local de Treinamento:
AMK – Academia Mestre Kato
Av. dos Estados, 415 – Água Verde

Horários:
Segunda, Quarta e Sexta
14:00 as 17:00

História

Destinada a atletas com deficiência locomotora, a esgrima adaptada surgiu em 1953 e foi aplicada originalmente pelo médico alemão Ludwig Guttmann, o pai do movimento paralímpico. A modalidade, uma das mais tradicionais, é disputada desde a primeira edição dos Jogos Paralímpicos, em Roma 1960.

Praticado por pessoas com amputações, lesão medular ou paralisia cerebral, a esgrima em cadeira de rodas é um esporte rápido e tenso, onde os atletas devem usar sua inteligência e raciocínio estratégico para vencer seu adversário, julgando o momento e a quantidade de ataques assim como de movimentos defensivos.

Em Londres 2012, o gaúcho Jovane Guissone (ASSASSEPODE RS) conquistou o primeiro ouro do Brasil em Jogos Paralímpicos.

Em 2016, Jovane Guissone, Sandro Colaço, Rodrigo Massarutt e Karina Maia, todos da ADFP,

participaram dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro.

Em 2020/21, Jovane Guissone e Carminha Oliveira participaram dos Jogos Paralímpicos em Tóquio.

Jovane Guissone conquistou Medalha de Prata com a Espada, na categoria B.

Classificação

Os atletas são avaliados, principalmente, de acordo com a mobilidade do tronco. Eles podem ser classificados em três categorias: A, B e C, sendo a C a mais severa e, a A, a menos comprometida.

Disputas

Nas provas de florete, pontua quem tocar a ponta da lâmina no tronco do rival. Na espada, faz o ponto quem toca a ponta da arma em qualquer parte acima da cintura do rival. No sabre, qualquer toque com qualquer parte da lâmina acima do quadril do adversário vale ponto.


Realização:

Incentivo:

Apoio:

Os competidores também participaram do lançamento do Setembro Amarelo no Colégio Adventista […]
A delegação de Curitiba terá mais uma representante nos Jogos Paralímpicos de […]
Carminha, atleta de esgrima, é a única mulher entre os 4 atletas da ADFP convocados para os Jogos Paralímpicos em Tóquio 2020, que acontecerão entre os meses de Agosto e Setembro de 2021.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support