• Início na ADFP:
    1979 até 1984 
  • 2004 até 2019
  • 2020/21 – Parceria com a Associação Viver Mais
  • Nº atual de Atletas:
    10
  • Local de Treinamento:
    Centro de Esporte e Lazer Xaxim
  • Horários
    Quartas e Sextas
    das 19hs às 21hs

O basquete em cadeira de rodas começou a ser praticado nos Estados Unidos, em 1945. Os jogadores eram ex-soldados do exército norte-americano feridos durante a 2ª Guerra Mundial. A modalidade é uma das poucas que esteve presente em todas as edições dos Jogos Paralímpicos.

A modalidade é praticada por atletas de ambos os sexos que tenham alguma deficiência físico-motora, sob as regras adaptadas da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF). As cadeiras são adaptadas e padronizadas, conforme previsto na regra. A cada dois toques na cadeira, o jogador deve quicar, passar ou arremessar a bola. As dimensões da quadra e a altura da cesta são as mesmas do basquete olímpico. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC).

Classificação

Cada atleta é classificado de acordo com comprometimento físico-motor e a escala obedece aos números 1, 2, 3, 4 e 4,5. Com objetivo de facilitar a classificação e a participação de atletas que apresentam qualidades de mais de uma classe distinta (os chamados casos limítrofes) foram criadas quatro classes intermediárias: 1,5, 2,5 e 3,5. O número máximo de pontuação em quadra não pode ultrapassar 14 e vale a regra de que, quanto maior a deficiência, menor a classe.

Em 1984, havia uma parceria entre a ADFP e o Clube Esportivo dos Deficientes CEDE. Nesta mesma época o atleta Wilmar Souza (in memorian), que integrava a Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, conquistou Medalha de Ouro no Campeonato Mundial de Stock Mandeville.


Parceria

Incentivo

Realização


Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support