• Início na ADFP:
    1995-2002
    2005-2012
    2017
  • Nº atual de Atletas:
    5
  • Local de Treinamento:
    5º GAC AP – Quartel Boqueirão
    Av. Mal. Floriano Peixoto, 9190 – Boqueirão, Curitiba – PR
  • Horários
    Terça e quinta
    10hs às 12hs

O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual.  Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Cada uma, conta com suas disputas específicas.

​Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional. Os que disputam provas de pista e de rua (velocidade, meio-fundo, fundo e maratona) e salto em distância, levam a letra T (de track) em sua classe. 

​Já os atletas que fazem provas de campo (arremessos, lançamentos e salto em altura) são identificados com a letra letra F (field) na classificação.

​Para os atletas deficientes visuais, as regras de utilização de atletas-guia e de apoio variam de acordo com a classe funcional. Nas provas de 5000m, de 10.000m e na maratona, os atletas das classes T11 e T12 podem ser auxiliados por até dois atletas-guia durante o percurso (a troca é feita durante a disputa). No caso de pódio, o atleta-guia que terminar a prova recebe medalha. O outro, não. Há, também, situações específicas em que um guia que não estava inscrito inicialmente em determinada prova tenha de correr.  Neste cenário, ele não recebe medalha, caso suba ao pódio.


Incentivo

Realização


Notícias Relacionadas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support